VOTO FACULTATIVO - PROJETO DE LEI QUE DESOBRIGUE O BRASILEIRO DE EXERCER SEU DIREITO DE VOTAR

SUGESTÃO:

 

Entendemos que a crise constitucional que vivemos, em especial no que tange a credibilidade e ética de nossos parlamentares tem muito haver com o sistema que adotamos para nossas eleições o qual sugerimos seja mudado de voto obrigatório para voto facultativo.

 

DOS FATOS:

A forma com que é conduzida e direcionada a política eleitoral brasileira, esta direcionada para atingir r pessoas de pouco poder aquisitivo com promessas de campanhas todas voltadas ao assistencialismo, que às vezes depois de eleitos se tornam impossíveis de serem cumpridas. Na prática o, que se vê é uma necessidade que o candidato tem de mentir e uma necessidade que o eleitor tem de ouvir mentiras, pois dificilmente se consegue atrai o leitor sem dizer a ele algo que tanto o candidato como o eleitor sabe que é impossível de ser cumprida. Inúmeros países utilizam os votos facultativos, que faz ao nosso ver uma seleção natural dos eleitores dificultando a atuação de candidatos menos honestos e facilitando a eleição de candidatos que tragam consigo uma estória de vida sólida e com bases para ajudar seu Município, seu Estado e o nosso País. A experiência mostra que o voto facultativo torna a disputa eleitoral mais aceirada, mais justa, mais transparente e menos onerosa.

 

DO PEDIDO DE APROVAÇÃO:

 

A interessada através da presente pretende ver aprovado o projeto de Lei que aprove a realização de referendo para que o povo escolha a continuidade do voto obrigatório ou a implantação do voto facultativo em todos os Estados da federação Brasileira.

"Movimento Passando o Brasil a Limpo".

Comissão de Legislação Participativa do Elo Social do Brasil
Telefone: +55 (11) 3991-9919 ​Endereço: Rua Cecília Bonilha 145
© 2018. Todos os Direitos Reservados​.
"Movimento Passando o Brasil a Limpo".